A quinta edição da Semana de Ciência e Tecnologia, promovida pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, será realizada no período de 11 a 14 de setembro de 2017, no campus desta instituição localizado na cidade de Angicos/RN, terá como tema: “Sustentabilidade e Inovação: desenvolvendo o Semiárido”. O evento possui como público-alvo a comunidade da região e alunos de instituições de ensino fundamental, médio, técnico e superior. A Semana de Ciência e Tecnologia (SECITEC) promovida pela UFERSA do Campus Angicos é o maior evento da região do Sertão Central do Rio Grande do Norte, obtendo em sua última edição mais de 800 participantes, entre inscritos e visitantes.

 

Em uma região com escassez de recursos hídricos e financeiros, porém com alto potencial em áreas como fruticultura, ovinocaprinocultura, produção de laticínios e cerâmicas, entre outros, é de extrema importância a realização de ações que incentivem a disseminação do conhecimento acerca de temas relacionados à utilização sustentável dos recursos.

 

Neste sentido, a V SECITEC visa apresentar práticas inovadoras de produção sustentável e ações de conscientização ambiental e social, considerando as especificidades da região. Com este intuito, o evento contará em sua estrutura com palestras, minicursos, oficinas, exposições, apresentações culturais e apresentação de trabalhos científicos acerca das temáticas Sustentabilidade e Inovação nas áreas de Educação, Ciências Humanas, Ciências Exatas, Engenharias e Computação.

 

Objetivos Gerais:

 

O evento busca proporcionar a socialização de práticas inovadoras de produção sustentável e ações de conscientização ambiental e social, a partir da interação entre comunidade acadêmica e local, no âmbito do ensino, pesquisa, extensão e cultura.

 

Objetivos Específicos:

 

  • Fomentar discussões e a socialização de saberes e experiências nas áreas de inovação e sustentabilidade, com o envolvimento da comunidade, empresas e instituições de ensino;
  • Envolver alunos de ensino fundamental e médio da região, resgatando a importância da ciência, tecnologia e meio ambiente e sua relação com os cursos oferecidos pela instituição;
  • Incentivar os alunos de ensino técnico e de graduação de instituições da região à realização de pesquisas nas áreas de Educação, Ciências Humanas, Ciências Exatas, Engenharias e Computação, considerando o contexto do semiárido;
  • Consolidar parcerias com prefeituras da região, com o intuito de disseminar o conhecimento acadêmico científico para auxiliar no desenvolvimento das cidades, em termos de qualidade de vida da população e crescimento econômico.
Resultados Esperados:

A V SECITEC visa apresentar práticas inovadoras de produção sustentável e ações de conscientização ambiental e social, considerando as especificidades da região. O evento visa atingir um público alvo de 800 pessoas entre a comunidade local e alunos de instituições de ensino fundamental, médio, técnico e superior. Para isso, o evento contará em sua estrutura com:

  • Palestras: apresentar experiências científicas e empresariais acerca dos temas sustentabilidade e inovação nas áreas de Educação, Ciências Humanas, Ciências Exatas, Engenharias e Computação, por meio de 5 palestras.
  • Minicursos: apresentar a estrutura básica ou a introdução para ferramentas e técnicas específicas nas áreas de Educação, Ciências Humanas, Ciências Exatas, Engenharias e Computação, para que o participante possa dar continuidade posteriormente.
  • Oficinas: promover o aprendizado prático e compartilhado a partir da produção coletiva nas áreas de Educação, Ciências Humanas, Ciências Exatas, Engenharias e Computação.
  • Exposições: expor em laboratórios, salas de aula e estandes, fundamentos teóricos a partir de projetos experimentais interativos e interdisciplinares.
  • Apresentações culturais: ofertar um espaço para a apresentação e valorização da arte e cultura da comunidade da região.
  • CinePet: expor conceitos científicos de forma interativa, a partir da exposição de filmes e posterior discussão acerca das temáticas dos mesmos.
  • Feira de Ciências do Semiárido: reunir a apresentação de trabalhos científicos de estudantes da Educação Básica das seguintes cidades do Rio Grande do Norte: Angicos, Afonso Bezerra, Pedro Avelino, Lajes, Fernando Pedroza, Santana do Matos e Bodó.
  • UFERSA Portas Abertas: dar a oportunidade aos estudantes de escolas públicas e privadas da região de conhecer as instalações da UFERSA Angicos, em especial laboratório e unidades de pesquisa.
  • Apresentação de trabalhos científicos: expor pesquisas acadêmicas acerca das temáticas Sustentabilidade e Inovação nas áreas de Educação, Ciências Humanas, Ciências Exatas, Engenharias e Computação.