O Programa Ciência para Todos no Semiárido Potiguar é fruto de uma parceria entre a UFERSA – Universidade Federal Rural do Semi-árido, UERN – Universidade Estadual do Rio Grande do Norte e SEEC – Secretaria do Estado de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte, que vem sendo desenvolvido desde o ano de 2010. O objetivo deste programa é estimular o interesse pela ciência nos jovens de localidades remotas do sertão do semiárido.

Para isto o programa envolve etapas de capacitação de professores e alunos sobre o método científico, por meio da Tecnologia social de educação “Metodologia Científica ao Alcance de Todos”- MCAT; oficinas de elaboração de projetos; acompanhamento das atividades de execução dos projetos; feira de ciências nas escolas; feira de ciências nas diretorias regionais; organização da Feira de Ciências do Semiárido Potiguar e por fim a participação dos melhores trabalhos em Feiras de Ciências Nacionais e Internacionais.

Durante a V SECITEC – Semana de Ciência e Tecnologia da UFERSA/Angicos ocorrerá a VI Feira de Ciências da 8ª DIRED com 124 projetos desenvolvidos por alunos das escolas públicas dos municípios de Afonso Bezerra, Bodó, Fernando Pedroza, Lajes, Pedro Avelino, Santana do Matos e Angicos. Oriundos de nossa cidade serão expostos 20 trabalhos da Escola Estadual Profº Francisco Veras e 16 trabalhos da Escola Estadual Joana Honório.

Quanto às outras localidades:

– Fernando Pedroza:  E E Profa. Francisca Alves da Silva com 5 projetos;

– Lajes: E E Pedro II com 20 projetos;

– Afonso Bezerra: E E Profa. Gildecina Bezerra com 15 projetos e E E Profa. Maria Alina Pinheiro com 8 projetos;

– Bodó: E E Sérvolo Pereira de Araújo com 10 projetos e E M Jose Maria do Nascimento com 1 projeto;

– Pedro Avelino: E E Profa Josefa Sampaio Marinho com 15 projetos;

– Santana do Matos: E E Aristófanes Fernandes com 15 projetos.

Venha prestigiar alunos e professores! Os trabalhos serão expostos e avaliados no dia 13 de Setembro na UFERSA/Angicos durante os turnos da manhã e tarde.